A ideia de todos eles é marcar gols nas jogadas do campo social. O problema é que, muitas vezes, os desafios pelo caminho são tão ou mais difíceis que os times adversários que esses atletas e ex-atletas já enfrentaram nos gramados.
Com a palavra, o volante e zagueiro Edmilson, titular da Seleção Brasileira no pentacampeonato em 2002, que há 15 anos conduz a Fundação Edmilson em Taquaritinga, cidade do interior de São Paulo e terra natal do ex-jogador:
Inicialmente a fundação foi bancada 100% por mim e pela minha família. Depois, já no período pós-carreira, a gente passou a se reestruturar melhor e principalmente se desenvolver em questões importantes como gestão e as leis de incentivo. Ainda assim, encontramos muitas dificuldades para mostrar para as empresas como elas podem direcionar seus valores de impostos estaduais e federais para a fundação."
Edmilson, zagueiro da Seleção Brasileira no penta de 2002
Outro exemplo de entidade que tentar driblar a falta de investimento e doações das empresas para continuar respirando e auxiliando crianças é a Fundação Cafu, criada em 2004 pelo capitão do penta. Fincada no coração do Jardim Irene, periferia da zona sul de São Paulo, o projeto, que já contou com 900 educandos, hoje se desdobra para atender cerca de 200 alunos, com um contingente de sete funcionários. Com o momento econômico conturbado no país e o enxugamento da torneira nas companhias, muitas doações secaram no terceiro setor.
Para ajudar a fechar a conta, um dos caminhos utilizados pelos ex-jogadores está em utilizar a força global de sua imagem para trazer recursos de outros países. Edmilson, por exemplo, revelou que 35% de toda a verba anual de sua fundação vem de doações internacionais. Jorginho também utiliza o mesmo expediente na Alemanha, onde atua na fundação Star4Kids, que ajuda a trazer recursos do país europeu para o Bola pra Frente.
Do que nenhum desses atletas duvida é o potencial do esporte como instrumento de desenvolvimento social sob os mais diversos aspectos. E que, apesar dos obstáculos pela frente, acompanhar a evolução dos jovens é extremamente gratificante.